O que já sabemos sobre o acontecido com o Cão Negão em Vacaria

O desaparecimento do cachorro comunitário conhecido como Negão, em Vacaria (RS), mobiliza moradores, servidores e simpatizantes da causa animal em uma busca intensa entre municípios.
O caso teve início após um pedido de providência feito à Secretaria Municipal da Agricultura e resultou em ações administrativas na Prefeitura, com exoneração de servidores e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Veja os fatos que já apuramos:
Quinta-feira, 24 (08h15)
Um novo pedido de providência chega até a Secretaria Municipal da Agricultura através do Departamento de Meio Ambiente.
O pedido se refere a um cachorro, não identificado como comunitário, que já tinha outros registros anteriores relacionados a sua presença ou comportamento.
Quinta-feira, 24 (08h30)
Dois servidores da secretaria se deslocam até o local para capturar o animal. O manejo (não adequado, mas avaliado como solução emergêncial) seria o de levar o cachorro para um outro bairro resolvendo a questão pontualmente e não definitivamente. O secretário não foi informado previamente sobre o destino que seria dado ao animal, apenas o fato especifico seria conduzido dessa maneira.
Quinta-feira, 24 (Entre 08h30 e 09h00)
O cachorro foi capturado e levado até um ponto próximo à Universidade de Caxias do Sul (UCS). No local, o animal foi entregue a uma pessoa, que possui conexão com um dos dois funcionários, e assim estaria levando o cachorro para a sua propriedade rural em Bom Jesus. (identidade preservada, por orientação jurídica ao Diário de Vacaria).
A situação neste momento torna-se diferente do que estava inicialmente alinhado dentro da Secretaria de Agricultura.
Quinta-feira, 24 (Final da tarde)
Os moradores próximos ao local onde o animal estava, ao perceberem a falta do mesmo, verificaram em câmeras de vigilância que o Cachorro Negão foi conduzido por dois servidores. Neste momento, um morador procura a Polícia Civil e registra o primeiro boletim de ocorrência.
Sexta-feira, 25 (meio da manhã)
Após os moradores questionarem o destino do cachorro e apresentarem o vídeo, a prefeitura toma ciência da proporção da situação. Que o cachorro Negão é um cachorro comunitário, pertencente a um grupo de pessoas da rua Libório Rodrigues.
Imediatamente o Secretário Fernando Pedroso determinou que os funcionários entrassem em contato com a pessoa, e localizassem o cachorro para trazer o mesmo de volta ao local onde ele foi resgatado. Um funcionário envolvido com a situação se desloca para Bom Jesus, para procurar o cachorro e trazer de volta para a cidade.
Neste momento o funcionário é informado pela pessoa, que levou o cachorro, que o mesmo havia fugido quando abriu a tampa da caminhonete em frente ao cemitério, na cidade de Bom Jesus.
Sexta-feira, 25 (final da da manhã)
O prefeito toma a decisão de exonerar os dois funcionários de cargo de confiança envolvidos no seguinte fato: entregar um cachorro de rua (até então não identificado como comunitário) para uma pessoa que tinha como destino levar o mesmo para uma propriedade rural e não conduzir para a única OSCIP de Vacaria.
Entenda o que é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, é uma qualificação jurídica para entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de interesse público, geralmente financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada.
Sexta-feira, 25 (final da da manhã)
Prefeito de Vacaria divulga um vídeo e nota tornando pública a situação (veja um trecho que destacamos) – “A Prefeitura Municipal vem a público esclarecer que o ocorrido não reflete, de forma alguma, a conduta ou os princípios desta gestão. Assim que tomamos conhecimento do fato, os servidores envolvidos foram imediatamente desligados de suas funções e um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Civil, que agora conduzirá a investigação para apurar os detalhes do caso.”
Sábado/Domingo
O prefeito, servidores municipais, simpatizantes pela causa animal estiveram realizando buscas entre Vacaria e Bom Jesus do clarear do dia até tarde da noite. Diversos cachorros com características semelhantes foram identificados, inclusive o corpo de um cachorro atropelado foi procurado para verificar se não era o Negão o que acabou felizmente não se confirmando.
Segunda-feira, 28 08:30
Uma coletiva de imprensa realizada na manhã de segunda-feira, o prefeito André Rokoski anuncia a exoneração do Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Fernando Pedroso, por responsabilidade na condução do caso.
Nota oficial
Na manhã dessa segunda feira o prefeito André Rokoski comunicou a exoneração do Secretario Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Pedroso. A decisão está ligada ao fato do desaparecimento do cão comunitário, conhecido como Negão, na última quinta-feira. A decisão resulta do fato de o Secretário ter autorizado os dois funcionários, já exonerados no dia seguinte ao conhecimento do ocorrido. A exoneração do Secretário aconteceu nessa segunda-feira pela manhã após o executivo ter dado um prazo para que o Secretário Fernando Pedroso pudesse dar os devidos esclarecimentos.
Contato com o Ex-Secretário Fernando Pedroso
O Diário de Vacaria esteve em contato com o Ex-Secretário e obteve a confirmação dos fatos apurados pela reportagem.
Em relação a decisão do prefeito André, Pedroso informou que os fatos da reportagem, são os fatos que realmente aconteceram, e que se o entendimento do prefeito foi este, cabe a ele respeitar a decisão tomada.