Skip to main content
Sicredi

Felizes somos nós que no tempo certo valorizamos a Juíza Greice Pratavieira Grazziotin

Felizes são aqueles que têm a oportunidade de valorizar as pessoas certas no momento exato. Ao reconhecer e destacar a trajetória e a dedicação da juíza Greice Pratavieira Graziotin, Vacaria celebra não apenas uma profissional exemplar, mas sobretudo uma mulher cujo senso de justiça e humanidade inspira toda a comunidade, ressaltando a importância de valorizar as pessoas enquanto elas contribuem ativamente para um futuro mais justo e solidário.

Em uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento, a juíza Greice Pratavieira Graziotin recebeu a medalha Mulher Cidadã 2025, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Vacaria. A honraria foi oportunamente proposta pelo Vereador Fernando Cechinato e aprovada por unanimidade pelos vereadores da casa legislativa.

Diante de autoridades, familiares e cidadãos vacarienses, Greice compartilhou sua inspiradora trajetória de vida e reafirmou seu compromisso inabalável com a justiça, com os valores humanos e com a comunidade que escolheu como sua.

Uma trajetória guiada pelo ideal de justiça

Desde muito jovem, Greice já tinha claro seu propósito de vida. “Escolhi cursar Direito antes dos 18 anos com o sonho de ser juíza, para me tornar instrumento vivo na correção das injustiças que inquietavam minha alma”, declarou em seu discurso, emocionando todos os presentes com sua sinceridade e paixão pela profissão escolhida.

A magistrada destacou ainda que, durante toda sua formação acadêmica na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, nunca duvidou de seus objetivos profissionais. “Iniciei e terminei a faculdade com o propósito cada vez mais firme de ingressar na carreira da magistratura”, revelou.

Reconhecimento e compromisso social

Greice ressaltou a importância de exercer a magistratura com sensibilidade e humanidade, destacando o papel crucial da justiça na pacificação social. “Cada retorno positivo recompensa todo exaustivo trabalho feito com abnegação e renúncias perante o exercício da jurisdição criminal e reforça a minha convicção de que é possível construir um futuro melhor para todos por meio do trabalho sério e comprometido com o direito e com a justiça”, afirmou.

Atuação em Vacaria: Compromisso com a Comunidade

Greice chegou à comarca de Vacaria em outubro de 2015, assumindo inicialmente a titularidade da primeira vara criminal e Tribunal do Júri. Desde fevereiro de 2023, atua na segunda vara cível e no juizado da infância e juventude, buscando estar ainda mais próxima da comunidade e das famílias.

“Tenho a oportunidade de estar ainda mais próxima da comunidade vacariense, dedicando tempo durante as audiências para conhecer e ouvir as partes, propondo sempre soluções conciliatórias aos conflitos”, ressaltou.

A juíza destacou ainda o desafio e a responsabilidade em gerir os recursos provenientes das penas alternativas, destinados a apoiar diversas entidades sociais da comarca.

“Tive a enorme responsabilidade de destinar recursos para entidades atuantes nas mais variadas áreas e setores de interesse social dos seis municípios que integram a Comarca de Vacaria, especialmente aquelas dedicadas à segurança pública”, explicou.

Vacaria: cidade escolhida com o coração

A ligação afetiva de Greice com Vacaria foi um ponto marcante em seu discurso.

“Vacaria nunca foi apenas a cidade onde trabalho e exerço a jurisdição. É o lugar que escolhi para ser a terra natal dos meus filhos e para enraizar minha vida. Quando consegui a tão sonhada transferência para Vacaria, já tinha essa cidade como minha casa, meu lar e da minha família”, declarou.

Representatividade e gratidão às mulheres

Greice enfatizou que a homenagem recebida é também um reconhecimento a todas as mulheres que batalham diariamente pelo respeito e igualdade na sociedade.

“Gosto de pensar que através de mim o poder legislativo de Vacaria quis homenagear a todas as mulheres. As novas relações humanas exigem responsabilidade social, afeto e emoção, atributos próprios da natureza feminina”, afirmou.

Um momento de profunda emoção e gratidão

Em um momento tocante, Greice expressou profunda gratidão a seus familiares. “Aos meus pais Cleiton e Sandra, que já não estão mais aqui, mas cujos ensinamentos reverberam em mim como um farol a me guiar. À minha irmã Ana Vanessa, ao meu marido Luís Rafael e aos meus filhos Rafael e Leonardo, obrigada pela compreensão e pelo apoio”, disse emocionada.

Ela encerrou sua fala citando uma passagem bíblica significativa em sua vida: “Quem segue a justiça e a misericórdia achará vida, justiça e glória” (Provérbios 21:21), recebendo calorosos aplausos dos presentes.

História e importância da Medalha Mulher Cidadã

A honraria Mulher Cidadã foi criada pela Câmara Municipal de Vacaria através da resolução número 1 de 22 de fevereiro de 2006, com o objetivo de distinguir mulheres com atuação destacada em áreas como educação, cultura, defesa dos direitos humanos, combate à violência, indústria, comércio, agricultura, serviços, saúde, meio ambiente e atividades sociais e comunitárias.

A primeira mulher distinguida com esta honraria foi a Senhora Beatriz Pinotti Chemelo, já falecida.

Também receberam a Medalha Mulher Cidadã desde a sua criação:

Em 2007, Maria Paim de Andrade Stella, em 2008 Vera Tormenta Goulart, em 2009 Eliane de Oliveira Borges, em 2010 Edna dos Santos Rodrigues, em 2011 Mara Bernadete Guagnini Benedetti, em 2012 Marina Brito Boschi (In memorian), em 2013 Maria José Guazzelli Costa (In Memoriam), em 2014 Iolanda da Silva Silveira, em 2015, Stela Maris dos Santos, em 2016 Shana Peixoto Benato, em 2017 Maria Cristina Guazzelli Rodrigues, em 2018 Maria da Boita Borges, em 2019 Bianca Acyoli de Araújo e em 2020 Ceny Paim Mezari.

Em 2021, não houve a homenagem da Honraria devido a pandemia da Covid-19.

Em 2022 as homenageadas foram Arlene Medeiros de Abreu e Fabiane Zanetti. Em 2023 a homenagem foi para Renilde Fantin e em 2024 as homenagens foram concedidas a Olívia Maciel Carraro e Dinacir Paim Viterbo de Oliveira.

A cerimônia foi um momento inesquecível para todos, refletindo o profundo respeito, carinho e admiração da comunidade vacariense pela magistrada Greice Pratavieira Graziotin e por seu exemplo inspirador como mulher, cidadã e juíza.

Anúncios

– O Diário de Vacaria é Nosso! Participe enviando pelo WhatsApp sua notícia –

<p>Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.</p>