Alunos de Pinhal da Serra realizam atividades práticas sobre agricultura
Nas últimas semanas, os alunos dos Anos Finais da EMEB Professor Tadeu Silveira, em Pinhal da Serra, têm se envolvido em atividades práticas no plantio e cultivo de diversas culturas vegetais.
De repolho a cebolinha, passando por alface, cenoura, rúcula, rabanete, beterraba e salsinha, os estudantes têm buscado mergulhar no conhecimento que abrange desde as técnicas de plantio até os cuidados pós-colheita.
O objetivo principal dessas atividades práticas tem sido proporcionar ensinamentos dos processos envolvidos na agricultura.
Ao invés de apenas aprenderem teoricamente sobre as culturas, os alunos têm tido a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, experimentando diretamente os desafios e as recompensas do trabalho agrícola.
Além do plantio e cultivo, os estudantes se envolvem em atividades relacionadas à manutenção da horta, incluindo a preparação de substratos, a aplicação de fertilizantes orgânicos e o controle de pragas e doenças de forma ecologicamente consciente.
Essa iniciativa faz com que os alunos desenvolvem um apreço mais profundo pela agricultura, e habilidades práticas necessárias para cultivar alimentos de forma sustentável.
Os estudantes organizam e operam uma feira de produtos orgânicos que acontece na praça central. Em 2023 foram mais de 10 edições, e a primeira de 2024 está prevista para iniciar agora em abril.
Essa experiência não só reforça o aprendizado em agricultura, mas também desenvolve habilidades empreendedoras e de gestão, incluindo lidar com clientes e transações financeiras, pois além dos alimentos também são comercializadas sacolas retornáveis de um outro projeto desenvolvido pela escola.
Essa participação na feira complementa o aprendizado prático na disciplina de Agricultura e prepara-os para futuras oportunidades no setor agrícola e empreendedorismo.
O Diário de Vacaria possui um canal no whatsapp para que você possa acompanhar as notícias de forma rápida. Clique aqui para se inscrever gratuitamente. Importante: notícias urgentes, alertas meteorológicos, entre outras informações também são enviadas para manter você bem informado(a).