Soja chega ao estágio final do ciclo produtivo e colheita avança no RS
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a colheita de soja no Rio Grande do Sul atinge seu estágio final, com 20% da área cultivada já colhida.
Cerca de 51% das lavouras estão em maturação e as restantes na fase final de enchimento de grãos, com produtividade média prevista de 3.329 kg/ha.
A maioria das lavouras em maturação apresenta um bom desenvolvimento, sem sinais de senescência prematura das plantas.
O amadurecimento dos grãos está ocorrendo conforme o esperado, embora seja necessário reduzir a velocidade das operações de colheita para garantir eficiência.
Em relação à produtividade, os resultados são variáveis, mas há um aumento perceptível nos rendimentos das áreas colhidas, especialmente nas lavouras semeadas entre o final de novembro e o início de dezembro, assim como nas de ciclos menos precoces.
No aspecto fitossanitário, a diminuição da umidade do solo facilitou a operação dos equipamentos de pulverização, porém, há uma preocupação considerável com a incidência de ferrugem-asiática, especialmente em lavouras de implantação tardia, algumas em sucessão ao cultivo de milho e tabaco.
Os preços do grão apresentam uma tendência de elevação gradual desde o final de fevereiro, embora ainda permaneçam de 10% a 15% inferiores aos valores observados no início do período de semeadura. Essa situação impacta diretamente na margem de lucro dos produtores, que muitas vezes recorrem ao seguro Proagro para áreas com produtividades inferiores ou em torno de 2.000 kg/ha.
Informações: Emater/RS