Qual é o significado da Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa é, acima de tudo, o dia em que reconhecemos o último e amoroso sacrifício de Cristo por cada um de nós: a Sua morte na cruz.
Como escreve São Paulo em sua segunda carta aos Coríntios: “E ele morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles”. (2 Coríntios 5:15)
Tal como a Quaresma, os católicos reconhecem este dia através do jejum, da abstinência e da oração.
Jejum e Abstinência
A Igreja Católica obriga os seus membros a jejuar e abster-se de carne na Sexta-Feira Santa.
O jejum permite uma refeição completa e duas refeições menores (que combinadas não equivalem a uma refeição completa), com expectativa de abstenção de carne na Sexta-Feira Santa. Isenções estão disponíveis para pessoas com necessidades físicas especiais.
Culto de Sexta-Feira Santa
Embora a Sexta-feira Santa não seja um Dia Santo de Obrigação, muitos católicos ainda assistem a um serviço religioso neste dia solene.
Embora este serviço seja semelhante a uma missa com liturgia, orações intercessórias e comunhão, a Eucaristia nunca é consagrada na Sexta-feira Santa. (A consagração da Eucaristia é o que diferencia a Missa do serviço.) A Eucaristia é normalmente consagrada no dia anterior, na Quinta-feira Santa , e depois distribuída na Sexta-feira Santa.
Assistir a um culto de Sexta-Feira Santa é uma experiência emotiva. Não há procissão de entrada, nem música, o altar está vazio e o tabernáculo está aberto e vazio. Muitos serviços também incluem uma Veneração da Cruz, na qual nos aproximamos do crucifixo um por um e beijamos os pés de Cristo.
Estações da Cruz
Muitos católicos rezam a Via Sacra na Sexta-feira Santa às 15h, quando Cristo morreu na cruz.
A maioria das paróquias realiza a Via Sacra às sextas-feiras durante a Quaresma. Os serviços podem ocorrer no interior ou no exterior. Se você não puder comparecer pessoalmente, considere fazer uma oração, ter o seu momento de reflexão.
Aqui em Vacaria, a Via Sacra aconteceu às 09:00 e a procissão está agendada para às 15:00 saindo da Catedral, indo até a Rua Júlio de Castilhos, e voltando pela Marechal Floriano.
Novena da Divina Misericórdia
Considere começar a Novena da Divina Misericórdia na Sexta-feira Santa. Cristo instruiu Santa Faustina a rezar o Terço da Divina Misericórdia desde a Sexta-feira Santa até o domingo depois da Páscoa, “Domingo da Divina Misericórdia”.