Skip to main content

Projeto realiza oficinas de culinária sustentável para Celso Ramos e Pinhal da Serra

Projeto realiza oficinas de culinária sustentável para Celso Ramos e Pinhal da Serra

Ação prioriza mulheres em vulnerabilidade social e apoia o empreendedorismo feminino.

Desde o último dia 24, as cidades de Celso Ramos, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, no interior do Rio Grande do Sul, recebem o projeto Culinária Sustentável – Uma Abordagem Artística.

Com realização da NTICS Projetos e patrocínio da Enercan, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Campos Novos, o programa oferece oficinas gratuitas nas duas cidades. Com o objetivo de promover um dos pilares na luta contra a fome no Brasil, o projeto visa orientar e melhorar a relação do ser humano com a produção responsável de alimentos.

“Em todo o mundo, o ato de cozinhar ultrapassa a mera necessidade de alimentação. Mais do que isso, a culinária exige criatividade, planejamento e uma relação direta com o território. Ela também pode ser uma ferramenta poderosa de emancipação social quando associada ao empreendedorismo e à geração de renda. Por isso, este projeto vai levar informações práticas a fim de criar um cenário diferente para essas mulheres, para o Brasil e, quem sabe, para o mundo”, revela Luiz Felipe Oliveira, diretor da NTICS Projetos.

Atendendo prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade, o Culinária Sustentável oferece oficinas práticas que orientam desde o planejamento de compra, preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, o consumo correto e até noções de empreendedorismo para geração de renda. Durante três horas, as alunas aprendem a produção de três receitas práticas e sustentáveis e têm acesso a um material de apoio e cartilha do aluno.

Ao final, elas recebem um certificado pelas horas de participação. No decorrer do projeto, as alunas são convidadas a compartilhar um pouco de suas experiências enviando receitas sustentáveis que serão selecionadas e apresentadas em um livro que ficará disponível a todos da comunidade.

Durante as oficinas, as alunas também concorrem ao sorteio de um jogo de panelas para que possam continuas com as receitas em casa.

“O patrocínio ao projeto Culinária Sustentável, não apenas reforça a presença e o interesse da ENERCAN em contribuir com a comunidade local, mas também valorizar iniciativas para um ciclo positivo de desenvolvimento social, econômico e sustentável.

Através de apoios a projetos culturais, aos municípios de abrangência da UHE Campos Novos Energia S.A., a ENERCAN contribui para a transformação na vida das pessoas, oferecendo oportunidades de aprendizado, entretenimento e expressão pessoal por meio da arte e cultura, além disso, proporciona mais conexão com a comunidade, e isso que reflete positivamente na melhora da qualidade de vida das pessoas e imagem da empresa”, comenta Zulmar Melo da Silva, Analista de Meio Ambiente da Enercan.

Escolas públicas também participam

Alguns dias antes dos workshops, o projeto também realiza ações em escolas públicas das duas cidades. Buscando incentivar a produção e o consumo de arte pelos estudantes, eles participam de oficinas de fotografia, nos quais poderão aprender e praticar técnicas básicas de fotografia artística.

Para os professores, o projeto leva a palestra virtual com o título “A arte está em todo lugar”, que busca incentivá-los a fazer uso da arte no cotidiano da sala de aula.

Por fim, a comunidade poderá visitar uma exposição fotográfica, cujo objetivo é promover a cultura local e enriquecer a discussão sobre os temas abordados no projeto. Confira o cronograma completo abaixo com todas as ações.

Oficinas de Culinária Sustentável

Os interessados em participar poderão se inscrever no local das oficinas.

Pinhal da Serra

  • 02 e 09/10 | 240 vaga | 4 turmas, às 8h e às 13h30

Local: Salão São José – Rua Sadi Antonio Arnoldo – Centro

Cadernos, Campos de Cima da Serra, Culinária e Gastronomia, Pinhal da Serra

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.