Brigada Militar prende homem por porte ilegal de arma em Vacaria
Na noite desta quarta-feira (24/10), a Brigada Militar efetuou a prisão de um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito no bairro Kennedy.
Durante o patrulhamento de rotina, as equipes da Força Tática efetuaram a abordagem do indivíduo.
Ao realizar a revista, os policiais localizaram em sua cintura um revólver calibre 38, cuja numeração estava raspada, e o mesmo se encontrava carregado com 5 munições.
O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais necessários. Na delegacia, a autoridade policial responsável efetuou a prisão em flagrante.
Disque Denúncias – (54) 98418-7290
Sobre o porte de armas
A partir de dois decretos de 2023, o governo federal mudou as regras para registrar armas no Brasil. Agora, as pessoas só podem comprar até duas armas para defesa pessoal, em vez de quatro.
A quantidade de munição permitida por ano também diminuiu de duzentas para 50 munições por arma. Além disso, voltou a ser obrigatório mostrar uma razão real para ter a arma.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Humberto Brandão, para adquirir uma arma, as pessoas precisam da aprovação prévia da Polícia Federal. Devem ter pelo menos 25 anos, comprovar a necessidade da posse ou porte da arma, mostrar habilidade técnica para manusear a arma e estabilidade psicológica.
O delegado enfatiza que a razão para ter a arma não é presumida, ou seja, as pessoas precisam demonstrar, conforme o decreto, usando fatos e situações concretas que justifiquem o pedido. Isso pode ser feito, por exemplo, mostrando uma atividade que envolva risco à segurança física própria, de terceiros ou à vida.
Em 2023, houve uma grande redução no número de novos registros de armas de fogo para defesa pessoal, segundo a Polícia Federal. Foram 20.822 registros, em comparação com 114.044 em 2022, o que representa uma queda de 82%.
Clique aqui para ler mais notícias da área da segurança do Diário de Vacaria
O Diário de Vacaria possui um canal no whatsapp para que você possa acompanhar as notícias de forma rápida. Clique aqui para se inscrever gratuitamente. Importante: notícias urgentes, alertas meteorológicos, entre outras informações também são enviadas para manter você bem informado(a).