Prefeito e Vereadores elevam o nível da política e em gesto harmônico se encontram na prefeitura
Na manhã de ontem, segunda-feira (6), o Executivo municipal e o Legislativo de Vacaria deram um passo importante em busca de harmonia política.
Após uma eleição acalorada para a presidência da Câmara de Vereadores, o prefeito André Rokoski e o vice-prefeito Fernando Maciel convidaram os vereadores para comparecer ao Salão de Atos da prefeitura para um momento de integração, de boas vindas, buscando alinhar expectativas e reforçar o compromisso com o bem-estar da comunidade.
Abertura dos trabalhos com relacionamento aberto
Romeu Lovato, Secretário Geral de Governo e ex-vereador, deu início ao encontro destacando a importância do diálogo entre os poderes: “A presença dos vereadores na prefeitura é motivo de agradecimento, apesar dos embates, os anseios da comunidade prevalecem, é um momento feliz, um momento de deixar claro o relacionamento aberto com todos”, afirmou.
O vice-prefeito Fernando Maciel, com oito anos de atuação na Câmara, também valorizou o momento, apontando sua importância histórica. “Pela primeira vez, criamos essa ponte entre o Executivo e o Legislativo logo no início do mandato, o que reforça a disposição para trabalhar juntos.”
Já o prefeito André destacou que orientou sua equipe a atender os pedidos de providência dos vereadores de forma ágil e sem retaliações. “Os pedidos devem ser vistos como vindos da comunidade, e assim serão tratados. Nosso compromisso é pelo bem comum, sem siglas partidárias ou práticas ultrapassadas de confronto, a bandeira é de harmonia. Vamos trabalhar com esforço, dedicação e humildade”, garantiu.
Presidente da Câmara reforça necessidade de diálogo
O novo presidente da Câmara de Vereadores, Biazzi, usou a palavra para enfatizar a necessidade de melhorar a imagem do Legislativo perante a população, especialmente após a grande renovação nas eleições municipais.
“A eleição acabou, a disputa pela presidência da Câmara também. Agora, é momento de mostrar trabalho e me coloco à disposição para o diálogo e a cooperação. Vacaria precisa que todos trabalhem pelo bem da cidade”, afirmou.
A oportunidade da palavra
Após as falas protocolares entre o prefeito e o presidente da Câmara, o prefeito Andrezinho Rokoski abriu espaço para que os vereadores presentes pudessem se manifestar, compartilhar ideias ou apresentar reflexões sobre o início das atividades entre o Executivo e o Legislativo.
Apesar do convite à participação de todos os vereadores, apenas o presidente da Câmara, vereador Biazzi, decidiu utilizar a palavra, aproveitando a oportunidade para fazer um pedido específico ao Executivo: que os projetos de lei sejam entregues com antecedência suficiente para permitir a análise dos vereadores e a ampla divulgação à imprensa.
Biazzi criticou a prática anterior de envio de projetos minutos antes das sessões. “É fundamental que os projetos cheguem com tempo hábil, permitindo que os vereadores e a comunicação possam dar o destaque necessário. As sessões da Câmara ocorrem às segundas e terças-feiras, às 17h30, e esse alinhamento é essencial para que possamos fazer nosso trabalho de forma transparente e eficiente”, afirmou.
O evento marcou um momento simbólico de busca por união entre os poderes, com o compromisso de colocar os interesses da população acima de diferenças partidárias e políticas. Esse gesto inicial foi visto como um marco para a nova administração municipal, que aposta no diálogo como caminho para enfrentar os desafios de Vacaria.