Entenda como peças originais são fundamentais para seu veículo
Garantia da qualidade tanto nos materiais de fabricação, quanto em relação aos parâmetros de construção da peça e o controle de qualidade estipulados pela montadora, são alguns dos benefícios em comparação as peças paralelas.
Manter seu carro em ótimo estado vai além da rotina de manutenção e revisões regulares. A escolha das peças de reposição desempenha um papel fundamental na longevidade e atividade do veículo.
Optar por peças originais oferece uma série de vantagens que não devem ser subestimadas, pois garante a funcionalidade ideal do automóvel, sua segurança e eficiência.
Além de seguirem os padrões de fabricação da montadora, as peças originais têm o seu dimensionamento de estrutura, testado e calibrado seguindo o exato padrão do projeto inicial. Dessa maneira, garante a integridade dos componentes e do bom funcionamento do veículo por longo prazo.
Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, destaca que as peças originais podem impactar a segurança do veículo. “Peças originais são projetadas com precisão para garantir que cada componente do veículo funcione em perfeita harmonia.
Sua qualidade e compatibilidade são essenciais para a segurança do veículo, pois asseguram que sistemas críticos, como freios e airbags, operem conforme o esperado em situações de emergência.
Peças não originais tentam atender o padrão estabelecido, mas podem tangibilizar margens de erro recorrentes da qualidade do material de fabricação (já que não há padrão para matéria prima) ou até leves diferenças nos parâmetros de fabricação”, explica o executivo.
Ian destaca ainda, que além da questão da segurança, o controle de qualidade exigido de peças originais são muito maiores do que as do mercado de reposição, principalmente em relação aos materiais utilizados para a fabricação, e testes de durabilidade.
Além disso, a instalação de peças originais traz vantagens em termos de custo-benefício ao proprietário do veículo, por conta da qualidade do material utilizado para a fabricação das peças e todo o controle de qualidade exigido.
Com isto, a longo prazo, as peças originais podem gerar economia na reparação do carro em razão da sua maior duração, evitando desencadear manutenções por conta de uma peça de má qualidade.
Por fim, Ian explica que as peças originais contribuem para a eficiência do combustível e a economia geral do carro.
“Peças originais são desenvolvidas para garantir que todos os sistemas do veículo operem de maneira otimizada. Isso não só melhora a eficiência do combustível, como também reduz o desgaste prematuro e a necessidade de reparos frequentes, resultando em uma economia geral mais significativa e duradoura para o proprietário do veículo”, salienta o CEO da Mecanizou.