Emater/RS-Ascar estima aumento de 16,91% na produção de grãos de verão
A produção de grãos de verão no Rio Grande do Sul deve atingir 35,07 milhões de toneladas na safra 2024/2025, de acordo com a estimativa inicial divulgada pela Emater/RS-Ascar. Esse volume representa um aumento de 16,91% em relação à safra anterior, que foi de 29,99 milhões de toneladas. A área cultivada também cresceu, com um aumento de 1,09%, totalizando 8,53 milhões de hectares.
As previsões foram apresentadas na manhã de terça-feira (27/08), durante a 47ª Expointer, em um evento que reuniu técnicos, representantes de entidades parceiras, a diretoria da Emater/RS-Ascar e autoridades, como os secretários estaduais Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural) e Clair Kuhn (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).
Soja
O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, destacou que a soja será o principal destaque da safra, com uma produção estimada em 21,65 milhões de toneladas, um crescimento de 18,59% em relação ao ciclo anterior. A área plantada de soja também aumentou, passando de 6,7 milhões para 6,81 milhões de hectares, um acréscimo de 1,54%.
Milho
O milho também registrou crescimento na produção, com uma estimativa de 5,32 milhões de toneladas, 18,35% a mais que no ano anterior. No entanto, a área destinada ao cultivo de milho sofreu uma redução de 7,47%, passando de 808,91 mil hectares para 748 mil hectares.
Feijão
Outro destaque é o feijão primeira safra, cuja produção deve crescer 26,86%, atingindo 51,6 mil toneladas, enquanto a área plantada aumentou 4,55%, totalizando 28,89 mil hectares. Já a cultura do arroz deve atingir 8,04 milhões de toneladas, um aumento de 11,69% em relação à safra anterior, com a área plantada expandindo 5,35%, para 948,35 mil hectares.
Metereologia
Essas estimativas iniciais são baseadas nas tendências de produtividade média dos municípios ao longo dos últimos anos, e as previsões meteorológicas indicam condições climáticas favoráveis para os próximos meses, conforme o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da Seapi.
Varone prevê uma primavera com chuvas abaixo da média, temperaturas mais baixas e possível ocorrência de geadas tardias. Para o verão, a expectativa é de chuvas ligeiramente abaixo da normalidade e temperaturas dentro da média.
Foto: Marcela Buzatto/Emater/RS-Ascar, com informações de Adriane Bertoglio Rodrigues e Taline Schneider/Ascom Emater/RS-Ascar