Skip to main content
Diário de Vacaria - Diário do Agronegócio

Diário do Agronegócio – A realidade do campo, da lavoura, cada vez mais perto

Bem-vindo ao Diário do Agronegócio – Nosso boletim agrícola onde vamos falar sobre as condições atuais das lavouras dos Campos de Cima da Serra.

Acompanhe as análises e opiniões valiosas de agrônomos experientes, que compartilharão insights sobre o estado das culturas, desafios enfrentados e projeções.

Esteja por dentro das últimas tendências agrícolas nesta região única, enquanto exploramos os aspectos cruciais que moldam o cenário agrícola local. Não perca esta visão aprofundada do campo.

Boletim do Agrônomo

No Diário do Agronegócio, o Boletim do Agrônomo feito pelo experiente Cezar Tibola, Engenheiro Agrônomo da Cooperval. Acompanhe o vídeo.

Diário do Agronegócio – Boletim do Agrônomo dia 25/01/24 – A perspectiva e os desafios nas Lavouras.

Sobre a Cooperval

No final da década de 1950, alguns produtores da região de Vacaria, sentiram a necessidade de um local para recebimento, beneficiamento e armazenamento de grãos. A compra de insumos e comercialização da produção passou a ser de importância fundamental.

A partir da fundação em 15 de novembro de 1958, foram dados os primeiros passos para atuação da cooperativa. As motivações de 12 produtores rurais deram início a construção da sede utilizada na época para encontros e organização dos primeiros associados.

A cultura do Trigo e centeio com duplo propósito, e no verão a cultura do mourisco, motivou a cooperativa a solicitar recursos para construção do armazém graneleiro, visando o armazenamento de grãos de trigo.

Nesta década de 70 grandes mudanças na agricultura com a intensificação na utilização de insumos agrícolas nas lavouras e mecanização agrícola, motivou os pioneiros a aumentar a área de plantio da cultura do trigo no inverno e a cultura da soja no verão.

A cultura da maçã era fomentada. Com a cultura da soja houve grandes conquistas tecnológicas e uma maior estabilidade das receitas agropecuárias da região.

Na década de 90 as motivações para adesão ao sistema de plantio direto, revolucionou a agricultura na região de Vacaria, facilitando a utilização de tecnologias modernas e com baixa agressão ao meio ambiente, e tendo como fruto os melhores rendimentos por hectare do estado do Rio Grande do Sul, das principais culturas exploradas pelos associados da cooperativa.

Agronegócio

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.