Skip to main content

Dia Internacional do Doador de Sangue e os Desafios da Conscientização em Vacaria

Maria de Fátima Santos Souza que trabalha na Agência Transfusional de Vacaria por mais de 20 anos, sabe muito sobre os desafios da doação de sangue em Vacaria. Ela esteve hoje, dia 14/06, Dia Internacional do Doador de Sangue aqui no Estúdio do Diário de Vacaria, para falar amplamente sobre as campanhas de doação de sangue que acontecem de forma permanente na cidade de Vacaria.

A logística bem organizada que conta com o apoio do Hospital Nossa Senhora da Oliveira e da Prefeitura Municipal de Vacaria para tornar este abastecimento dos estoques possível, funciona muito bem, no entanto, o número de doadores infelizmente segue distante do ideal.

Como funciona a doação de sangue em Vacaria

A cidade não possui condições de preparar o sangue para sua utilização, dessa forma, o processo precisa ser feito em Caxias do Sul. A coleta para levar o sangue até lá se divide em dois momentos: entre 3/4 vezes por ano acontece em Vacaria com a vinda do Hemocentro para a cidade e aproximadamente 10 vezes com idas de ônibus para Caxias do Sul.

A próxima ida para Caxias do Sul acontece em 18/06/24 e mesmo tendo um ônibus a disposição, os acentos não são ocupados, alias, de última hora a desistência é muito grande.

Para ir a Caxias do Sul, os doadores devem entrar em contato com a Agência Transfusional no telefone (54) 32317000 Opção 8.

O Diário de Vacaria a partir de hoje estará colocando na capa do seu site a ocupação do ônibus da doação sempre atualizada em parceria com a Agência Transfusional de Vacaria.

Confira a entrevista completa, os assuntos do Podcast:

Clique aqui para assistir a conversa completa que já está disponível no Canal do Diário de Vacaria no YouTube.

Campos de Cima da Serra, Vacaria

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.