Dia Internacional da Mulher: Da História às Ações em Vacaria
Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião para celebrar as conquistas das mulheres e para lembrar da luta contínua por igualdade de gênero.
História
A história por trás desta data remonta a eventos marcantes que moldaram o movimento feminino ao longo dos anos. Apesar de oficialmente reconhecido pela ONU em 1975, a ideia de um dia dedicado à mulher surgiu muito antes.
Em 1908, uma marcha em Nova York demandou melhores condições de trabalho, salários justos e direito ao voto. Um ano depois, foi estabelecido o primeiro Dia Nacional da Mulher.
A internacionalização dessa data foi proposta em 1910 por Clara Zetkin, uma ativista dos direitos femininos, durante uma conferência em Copenhague. A sugestão foi acolhida por mulheres de 17 países, mas ainda sem uma data fixa.
O dia 8 de março foi inspirado por uma greve de operárias russas em 1917, que exigiam melhores condições de trabalho e vida. Quatro dias após a greve houve queda do Czar Nicolau II e a concessão do direito ao voto às mulheres pelo governo provisório.
A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, utilizado atualmente.
A luta contra a violência
O dia das mulheres é utilizado para além da celebração, é também um momento de alertar e conscientizar sobre a violência de gênero, apesar do assunto ser recorrente durante todo o ano
Em 2023, o estado do Rio Grande do Sul registrou 56 mil casos de violência contra a mulher, incluindo feminicídios, ameaças, estupros e lesões corporais.
Um expressivo número desses casos ocorre dentro de casa e se classifica como violência doméstica, que é definido como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial no artigo 5oda Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340/2006.
É importante lembrar que o primeiro passo para sair de um caso de violência é denunciar e buscar ajuda, existem politicas públicas para atender você mulher em um momento delicado como esse.
A Mulher em Vacaria
A Coordenadoria da Mulher de Vacaria é um órgão que faz parte da Secretaria de Segurança Pública e realiza o atendimento às mulheres da comunidade em diversos casos, com foco principalmente nos casos de violência doméstica.
Os principais serviços oferecidos pela Coordenadoria da Mulher de Vacaria são :
- Acolhimento e atendimento psicológico.
- Orientações nos casos de registro de boletim de ocorrência.
- Abrigamento na casa de passagem nos casos de solicitação de Medida Protetiva e risco de vida.
- Práticas integrativas e complementares em saúde para todas que interessem.
- Palestras nas escolas.
Todas essas práticas realizadas são políticas públicas investidas com o intuito de proporcionar ferramentas de desenvolvimento humano, saúde integral, prevenção de violência, doenças e drogadição.
As práticas integrativas e complementares em saúde elevam e expandem a consciência do indivíduo, trazendo uma nova perspectiva sobre si mesmo e sobre o mundo, despertando um sentimento de unidade e conexão com o todo.
Um dos exemplos é o projeto Integrando Elas : Práticas Integrativas como Yoga, Ginástica Integrativa, Constelação Familiar, Barras de Access, B.E.M, e grupos terapêuticos de mulheres de até 40 anos e acima de 40 anos. Aberto a todas as mulheres e podendo levar filhos, amigas, vizinhas. O projeto acontece todas as terças feiras às 18:45 na ABAMF (Associação Beneficente dos Cabos e Soldados da PM) em Vacaria.
”Acompanhando muitas mulheres participantes do projeto, hoje vislumbramos quantas histórias de vida, quantas dores e quantas curas, sentimos muita alegria em proporcionar uma melhora considerável na qualidade de vida de muitas mulheres e consequentemente de suas famílias e da nossa comunidade como um todo “ Vicenza Rech – Coordenadoria da Mulher Vacaria.
Programação Dia da Mulher no Munícipio
- Pedras preciosas brilham, mulheres brilham muito mais : Projeto realizado pela CIC com apoio de órgãos públicos, destinado a mulheres empreendedoras com dicas de sucesso para seu negócio. É um evento gratuito que será realizado na tarde de 8 de março, a partir das 14h no Centro de Eventos da CIC. As inscrições podem ser feitas por telefone (54) 3232-1003 ou na Câmara Municipal de Vereadores
- Palestra da Coordenadoria da Mulher : O evento é gratuito e acontece nessa sexta 8 de março a partir das 19h na Casa do Povo. A palestrante é a Psicóloga e Psicanalista Simone Caon B. Zuanazzi.
O Diário de Vacaria possui um canal no whatsapp para que você possa acompanhar as notícias de forma rápida. Clique aqui para se inscrever gratuitamente. Importante: notícias urgentes, alertas meteorológicos, entre outras informações também são enviadas para manter você bem informado(a).