CTG Porteira do Rio Grande realiza o “II Festival Porteira da Poesia”
Hoje, às 20h, o CTG Porteira do Rio Grande em Vacaria sediará o “II Festival Porteira da Poesia” reunindo poetas e declamadores de várias regiões. O evento é uma celebração da cultura gaúcha e contará com uma criteriosa seleção de 10 poesias finalistas.
O Diário de Vacaria realizou um podcast ao vivo para falar mais sobre o Festival que busca promover e preservar a tradição gaúcha por meio da poesia. A convidada especial foi Márcia Nunes, organizadora do evento e também prenda veterana campeã de declamação no 35º Rodeio Internacional de Vacaria.
Como funciona o Festival
Márcia explica no podcast do Diário de Vacaria que o festival é um concurso literário onde poesias inéditas são cuidadosamente triadas.
Os temas devem estar identificados com o contexto sociocultural do nosso Estado, contemplando as diversas expressões poéticas que caracterizam a produção literária do Rio Grande do Sul, tais como: nativista, regionalista, tradicionalista, localista, telúrica, social, urbana, pageana e payadoresca. Após a seleção, os 10 finalistas declamam ao vivo, e os três melhores serão escolhidos por uma comissão especializada”, disse ela.
Comissão de jurados ilustres e um prêmio especial
A comissão avaliadora é composta por renomados nomes da cultura gaúcha, como Rafael Ferreira, Gujo Teixeira e Valdemar Camargo, que avaliarão cada poesia durante o evento. A novidade deste ano é o prêmio para o melhor declamador, que garantirá ao vencedor uma vaga direta na final de declamação do 36º Rodeio Internacional de Vacaria, um dos eventos mais tradicionais da cultura gaúcha.
O poder da poesia e o legado cultural
Durante o podcast, Márcia falou sobre o impacto emocional da poesia. “A poesia faz o preto virar breu, ela transforma o comum em algo encantador. Ao declamar, o poeta consegue transmitir uma emoção tão forte que a plateia sente essa verdade. Vemos gente chorando, rindo, emocionada com o poder dessas palavras.” Ela ainda comentou sobre a importância de referências para quem escreve. “Quem escreve tem o dom dado por Deus e uma inspiração que vem de referências, de leituras e do amor pela tradição.”
Convite especial para o festival hoje
O CTG Porteira do Rio Grande convida a todos para prestigiar este grande evento cultural hoje, 26 de outubro, às 20h. A presença do público valoriza os esforços dos poetas e declamadores que viajam de várias regiões para apresentar suas obras e perpetuar a cultura gaúcha. Este é um momento único de exaltação à tradição gaúcha, oferecendo ao público uma imersão nas belas construções poéticas que falam sobre o dia a dia com um olhar diferenciado e emocional.