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Corsan no prejuízo, com abastecimento e contas prejudicadas

A Corsan que em um passado muito recente contabilizava resultados significativos e respeito no Rio Grande do Sul está diante de uma realidade que preocupa e muito a todos os gaúchos e gaúchas.

Duramente afetada pelas enchentes que castigaram o Estado nessas últimas semanas, a empresa está diante do seu pior cenário: estrutura de abastecimento de unidades severamente comprometida e ainda, uma avaliação maior a perder de vista (pois as águas estão precisando baixar para que os estragos sejam devidamente contabilizados).

Poderia ser pior? Sim! Não só pode como é. A empresa que foi comprada pela Aegea Saneamento (empresa criada em 2010, sendo uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país, presente mais de 500 cidades, de norte a sul do Brasil) estava dependendo da PROCERGS (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul) que literalmente afundou na enchente. Ou seja, a parte de cobrança, entre outros serviços, se foram e estão longe de serem reestabelecidos.

Para tentar se reconstruir e apagar o incêndio ou submergir do naufrágio, na parte de faturamento, a empresa está optando por mudanças nas faturas abrangendo diferentes casos: os clientes da companhia que vivem em áreas alagadas, por exemplo, terão isenção da cobrança da tarifa social de água por até seis meses.

Entenda as alterações das faturas:

Clientes em áreas não atingidas:

  • A leitura ocorrerá com atrasos, porém será realizada ainda no mês de maio de 2024.

 Clientes em áreas atingidas:

  • Clientes atingidos com falta de água: sua conta será faturada pela média e você receberá a isenção do serviço básico referente ao mês de maio de 2024, nos próximos dois meses seu faturamento (junho e julho) não ultrapassarão a média do seu consumo, mesmo que o seu consumo seja maior, devido algumas tratativas de uso da água pós enchente;
  • Clientes que tiveram seu imóvel alagado: caso você seja cliente social, você não receberá sua fatura no período de 6 meses (de maio a outubro de 2024). Caso você não esteja enquadrado na categoria social, você não receberá sua fatura pelo período de 2 meses (referente a maio e junho de 2024)

O desafio é gigante e vai exigir muito dos gestores

Contanto com o milagre do reestabelecimento dos sistemas no menor tempo possível para faturar (talvez esse seja o empurrão para a companhia migrar a sua estrutura para uma via de alta redundância reduzindo assim vulnerabilidades) reconstruir as linhas de abastecimento não será fácil e o investimento será altíssimo.

Mais do que nunca, a comunidade que já está diretamente atingida vai precisar além de muita paciência, ser muito bem informada. Cada avanço nesse processo certamente deverá ser um alento e não uma falta de notícias que pode parecer falta de respeito com os consumidores que estão passando também por essa tragédia.

Compreender a magnitude desse trabalho, que ultrapassará os próximos meses, é com certeza o primeiro passo. Estar próximo da comunidade, mais do que nunca, se fez tão necessário em uma empresa tão grande.

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