Vazamento em rede de 300mm na Avenida Militar em Vacaria provoca transtornos
Um grande vazamento de água na rede principal de 300mm da Avenida Militar, em Vacaria, causou transtornos significativos neste domingo (27) e muito provavelmente continua causando nas torneiras das partes altas da cidade como no bairro Monte Claro.
O vazamento, detectado por volta das 5:30 da manhã de domingo, gastou uma quantidade expressiva de água que rapidamente se espalhou pela Rua Paissandu, afetando localmente uma residência e um estabelecimento comercial próximo, mas também, o abastecimento de grande parte da cidade até o conserto que ocorreu próximo às 02 da manhã desta segunda-feira (28).
Lives do Diário de Vacaria
O Diário de Vacaria esteve registrando durante grande parte do dia e da noite o problema instalado. Acompanhe as Lives para saber mais:
06:30 – Live – Alagamento ultrapassa 1 metro na residência – Registro é fechado
07:30 – Live de atualização – Bombeiros consegue drenar grande volume
11:03 – Live de atualização – O poste no meio do caminho
18:30 – Live de atualização – O dia passou sem a RGE
19:00 – Live de atualização – Prefeito Eleito, Chegada da RGE/Jobel
22:00 – Live de atualização – Canos instalados, falta pouco
Tempo para fechamento do registro
O fechamento do registro demorou demais, mostram os registros obtidos pelo Diário de Vacaria. No entanto, dentro da realidade que a Corsan/AEGEA oferece ao município, talvez esse tempo não tenha sido tanto assim.
Diferente das forças de segurança que estão em prontidão para respostas rápidas, os funcionários da Corsan/AEGEA não trabalham no sistema de plantão como acontecia uma vez. Eles são acionados em suas residências, precisam assim se mobilizar, ir até a base da Corsan/AEGEA, para somente depois deslocar ao ponto onde está o problema.
Dessa forma, o tempo de 1 hora, nessas circunstâncias, se torna compreensível.
Assim, a questão que fica em aberto é: o tempo do estrago sendo feito em 1 hora é aceitável? Esse “custo” é “tranquilo” para a Corsan? Com a palavra a empresa.
Em resposta ao vazamento, o gerente da Corsan/AEGEA, Alberto Carlos Paganela, informou que os técnicos foram mobilizados para isolar a rede e realizar os reparos necessários. A ação de isolamento é essencial para reduzir os transtornos de abastecimento de água a outras áreas de Vacaria, limitando o impacto do vazamento ao entorno imediato já que o abastecimento de outras áreas acaba ocorrendo por outras vias.
No meio do caminho tinha um poste
Com a equipe mobilizada, os funcionários não perderam nenhum minuto. Iniciaram rapidamente o rompimento do asfalto identificando a tubulação rompida.
No entanto, na medida que esse rompimento avançou, por uma questão acertiva de segurança, a RGE foi acionada para avaliar o risco do poste que estava junto ao encanamento avariado.
Assim que os técnicos da RGE chegaram ao local, a orientação foi objetiva: sem condições de segurança o trabalho deve ficar suspenso. A Corsan precisava então aguardar a chegada de um veículo guincho para segurar o poste com alta tensão e o transformador para continuar.
A demora sem fim da RGE
Na medida que os reservatórios iam baixando, com menos pressão na rede, mais unidades passaram a ser afetadas e assim o problema seguiu escalando. Somente às 19:00 a equipe especializada da RGE chegou ao local e liberou os trabalhos.
A demora tinha uma justificativa: as equipes estavam mobilizadas para atender os transtornos causados pelo temporal que atingiu a região nos dias 24 e 25 deste mês.
A equipe que compareceu no local estava trabalhando em São José dos Ausentes desde cedo, e quando retornou ao município, foi orientada a iniciar o atendimento na Avenida Militar.
Finalmente o conserto
Depois de toda a tarde no sol forte, os funcionários da Corsan avançaram fazendo o trabalho previsto e por volta das 02:00 da manhã desta segunda-feira (28) finalmente reabriram os registros.
ETA – Estação de Tratamento de Água ficou normalizada
Sempre que acontece uma perda considerável de água tratada, a estação de tratamento de água (ETA) da Corsan/AEGEA acaba ganhando o holofote. Sua capacidade precisa ser reestabelecida para que o reservatório seja normalizado.
Dois fatores “ajudaram” para que o problema não fosse maior: O fato de ser um domingo onde o consumo de água é menor que nos dias úteis, e o fato do problema ocorrer logo na primeira hora da manhã, período onde os reservatórios estão totalmente abastecidos pois o consumo é obviamente menor no período da noite.
Bombeiros evitaram maiores danos e resgatam animais
Assim que o alagamento foi identificado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar apoio na região e tentar minimizar os prejuízos aos moradores e ao comércio local. Ao chegarem, os bombeiros se depararam com a residência alagada, onde o nível de água ultrapassava um metro, afetando tanto os móveis quanto as condições de segurança no imóvel.
Na casa atingida, uma pessoa acamada precisou ser evacuada com a ajuda de familiares devido à água que invadiu o local, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos ocupantes.
Além disso, a equipe de emergência resgatou cães que estavam no terreno inundado, levando-os para uma área segura. O soldado responsável pela ação destacou que os bombeiros atuaram rapidamente, montando diversas linhas de para reduzir o acúmulo de água e evitar que o alagamento se expandisse para outras residências no local.
(Matéria atualizada 10:45- 28/10/2024)