Brigada Militar intensifica a fiscalização de ciclomotores
A Brigada Militar, por meio do 10° Batalhão de Polícia Militar, intensifica as barreiras de fiscalização de trânsito para verificar a procedência dos ciclomotores, bicicletas com motores adaptados a combustão.
Na noite da última segunda-feira (01/04), uma barreira policial no centro da cidade, realizou abordagens de veículos de passeio e duas bicicletas motorizadas, resultando na confecção de dois Autos de Infração de Trânsito e condução de dois menores e suas bicicletas à Delegacia de Polícia da Vacaria.
As bicicletas adaptadas têm causado transtornos no trânsito e ao sossego, com condutores desrespeitando regras básicas, como andar contramão, em calçadas e fazer manobras perigosas, além de gerar barulhos excessivos.
De acordo com a resolução 996/2023 do CONTRAN, o motor a combustão é categorizado como ciclomotor e deve seguir a legislação de trânsito, exigindo autorização para condução, conforme o artigo 141 do CTB.
Esses veículos devem estar equipados com os dispositivos obrigatórios previstos no CTB, com exceção das bicicletas elétricas sem acelerador ou limitadas a uma potência de 1000w e/ou 6km/h quando há acelerador.
O Diário de Vacaria possui um canal no whatsapp para que você possa acompanhar as notícias de forma rápida. Clique aqui para se inscrever gratuitamente. Importante: notícias urgentes, alertas meteorológicos, entre outras informações também são enviadas para manter você bem informado(a).