Skip to main content

Avião cai em Gramado e mata os 10 ocupantes, feridos em solo estão sendo atendidos

Na manhã deste domingo (22), uma tragédia aérea em plena época de natal atingiu em cheio a cidade de Gramado. Um avião de pequeno porte caiu próximo a Avenida das Hortênsias, uma das principais vias da cidade, causando mortes, ferimentos e grande comoção.

Acompanhe as informações sobre o acidente através de uma linha do tempo que organizamos:

09h12min – Decolagem em Canela

A aeronave turboélice bimotor de prefixo PR-NDN decolou do Aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo. As condições meteorológicas, com neblina densa, já eram reportadas como adversas na região.

Por volta das 09h50min – Queda em Gramado
Pouco tempo após a decolagem, a aeronave colidiu com a chaminé de um prédio na Avenida das Hortênsias, em Gramado. Em seguida, atingiu o segundo andar de uma casa, uma loja de móveis e, finalmente, destroços espalharam-se pela área, alcançando uma pousada. O impacto gerou uma explosão e um incêndio que rapidamente consumiu parte das estruturas atingidas.

10h00min – Primeiros relatos
Moradores relataram uma explosão muito forte e correram para o local.
Assista aqui o vídeo registrado após o acidente – Instagram
Segundo vídeo registrado após o acidente – Instagram

10h15min – Chegada das equipes de resgate
O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar foram acionados e iniciaram os trabalhos de resgate e controle das chamas.

10h45min – Relato sobre vítimas feridas
Ao menos 17 pessoas que estavam nas proximidades foram encaminhadas a hospitais locais devido a queimaduras e inalação de fumaça. Entre elas, duas em estado grave. Uma delas seria funcionária e outra hóspede.

11h30min – Informações sobre os passageiros
Dez pessoas estavam a bordo da aeronave, incluindo o piloto e empresário Luiz Galeazzi e nove familiares. Não houve sobreviventes entre os ocupantes do voo.

12h00min – Declaração do Governador Eduardo Leite
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou ao local e lamentou a tragédia. “Infelizmente, pelo cenário que a gente observa, não deve haver sobreviventes dos tripulantes e passageiros desse avião. É uma notícia muito triste para uma manhã de domingo, próximo ao Natal”, afirmou.

12h30min – Situação dos hospitais locais
O Hospital de Canela liberou três das cinco pessoas atendidas, enquanto outras duas foram transferidas para Porto Alegre. Uma mulher de 54 anos, com queimaduras em 60% do corpo, foi levada ao Hospital Cristo Redentor e está entubada. Outra vítima grave seria levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

14h00min – Investigação é iniciada
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começou os trabalhos no local. Especialistas indicam que as condições meteorológicas adversas, incluindo desorientação espacial, podem ter sido determinantes para o acidente.


As Vítimas

Entre as vítimas fatais estão o piloto e empresário Luiz Galeazzi, reconhecido por sua atuação na recuperação de empresas, e outros nove membros de sua família. No entorno do acidente, 15 pessoas foram feridas, sendo duas em estado grave.


Impacto na Comunidade

O acidente gerou comoção em Gramado e Canela, que são destinos turísticos movimentados. A ERS-235, principal ligação entre as duas cidades, está com liberação parcial.

A Prefeitura de Canela prestou apoio às equipes de resgate e emitiu uma nota de pesar, destacando seu compromisso com a assistência às vítimas. A administração de Gramado, liderada pelo prefeito Nestor Tissot, também mobilizou esforços para gerenciar a crise.

O fluxo de veículos na ERS-235 (Avenida das Hortênsias), em Gramado, foi parcialmente liberado após bloqueio total causado pela queda de uma aeronave na manhã deste domingo (22).

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que a rodovia foi liberada para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos.

Desvios e rotas alternativas:

Sentido de Canela a Gramado
O deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.

Sentido de Gramado a Canela
Quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.

Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela
O deslocamento deve ser realizado pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.


Cobertura do Diário de Vacaria segue

Continuamos atualizando as informações da região. Última atualização: 15:39 – 22/12/2024

Anúncios

– O Diário de Vacaria é Nosso! Participe enviando pelo WhatsApp sua notícia –

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.