Avanço na Educação: Mais 90 escolas no Ensino Médio em Tempo Integral
O modelo de Ensino Médio em Tempo Integral está se consolidando como uma das principais estratégias para transformar a educação no Rio Grande do Sul.
Com uma abordagem que vai além do aumento da carga horária, a proposta coloca o estudante como protagonista do processo de ensino, priorizando o desenvolvimento de projetos de vida, habilidades sociais e maior engajamento com a comunidade escolar.
Expansão para mais 90 escolas em 2025
Em 2025, a Secretaria da Educação (Seduc) planeja expandir o modelo para mais 90 escolas da Rede Estadual, alcançando um novo marco na implementação do Ensino Médio Integral.
Para preparar gestores e equipes escolares para essa transição, a Seduc promove a Formação Inicial do Ensino Médio em Tempo Integral, evento que ocorre no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, até sexta-feira (24). Este local emblemático, que também passará a adotar o modelo integral neste ano, já é reconhecido historicamente como referência na formação de professores normalistas.
Capacitação estratégica para gestores de todo o estado
A formação reúne cerca de 360 diretores e vice-diretores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), promovendo palestras, momentos de acolhimento e trocas de experiências.
O evento é estruturado para atender tanto as escolas que já adotaram o modelo anteriormente quanto aquelas que iniciam agora o processo de transição. A ideia é criar uma rede colaborativa, em que os participantes possam aprender uns com os outros.
Suporte completo para gestores
A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, participou da abertura do evento, destacando o impacto positivo do Ensino Médio Integral nas escolas já adaptadas. “São muitas mudanças, como os coordenadores de área, a questão das 40 horas, os novos componentes curriculares. Essas transformações mexem com o dia a dia das escolas, mas os frutos são colhidos em pouco tempo. Acreditamos no Tempo Integral e sabemos que ele é o melhor para os nossos jovens. Nosso compromisso enquanto Seduc é garantir todo o suporte necessário para os gestores que estão implementando o modelo”, afirmou.
Além disso, a formação inclui encontros com equipes de todas as subsecretarias da Seduc, que esclarecem dúvidas e orientam os gestores sobre o funcionamento do processo de transição para o novo modelo. Essas orientações abrangem desde os aspectos administrativos até questões pedagógicas fundamentais para o sucesso do programa.
Uma proposta pedagógica transformadora
Ana Carolina Melos, coordenadora do Núcleo de Educação Integral da Seduc, explicou que o modelo de Ensino Integral vai muito além de aumentar o tempo dos alunos na escola. “Estamos falando de uma proposta pedagógica totalmente diferente, que coloca o estudante e seu projeto de vida no centro. Para que isso aconteça, precisamos formar gestores e equipes escolares para que estejam preparados para implementar essa transformação”, disse Ana.
Atendendo escolas em diferentes fases do processo
A coordenadora ressaltou ainda que o evento atende às necessidades de escolas em diferentes estágios do processo de implementação do Ensino Integral. “Há escolas que já participam do programa desde 2017, que estão revisando suas práticas, enquanto outras estão começando agora, em um momento de grande introdução do modelo. Todo o projeto pedagógico muda, e por isso iniciamos o alinhamento pelos líderes das equipes diretivas”, afirmou.
Impactos reais nas escolas
Os benefícios do modelo já são visíveis nas escolas que implementaram o Ensino Médio Integral em anos anteriores. Ivana Miller Bolzan, diretora do Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, de São Francisco de Assis, compartilhou sua experiência no evento. “No início, precisávamos desmistificar a ideia de ‘ficar preso na escola o dia todo’. Agora, os alunos querem estar na escola. Foi um processo evolutivo e construtivo para eles”, relatou.
Transformação na relação entre professores e alunos
Com 270 estudantes, a escola está no segundo ano de implementação do modelo integral e já colhe resultados significativos. Ivana destacou que a relação entre professores e alunos se fortaleceu, permitindo uma interação mais próxima e um maior senso de pertencimento.
“Antes, tínhamos apenas quatro horas de aula, e o tempo era insuficiente para conhecer os alunos como sujeitos. Hoje, conseguimos compreendê-los como parte integrante da instituição, fazendo com que eles se tornem protagonistas de suas histórias e acreditem nos seus projetos de vida”, explicou.
Desafios e apoio na transição
O modelo de Ensino Médio Integral exige uma série de adaptações, tanto na infraestrutura das escolas quanto na capacitação das equipes. Entre os desafios mencionados pelos gestores, estão a reorganização da grade curricular, a adoção de novos componentes e o alinhamento pedagógico com a proposta integral.
Para enfrentar essas demandas, a Seduc oferece um processo contínuo de capacitação, que será estendido ao longo do mês de fevereiro. A formação inicial é apenas a primeira etapa de um planejamento que prevê suporte técnico e pedagógico constante às escolas, garantindo que a transição ocorra de forma fluida e eficaz.
Protagonismo juvenil como pilar central
Um dos principais diferenciais do Ensino Médio Integral é a ênfase no protagonismo juvenil. A proposta busca preparar os estudantes para tomar decisões conscientes sobre seu futuro, desenvolvendo habilidades como autonomia, responsabilidade e trabalho em equipe.
“O projeto de vida é o coração do Ensino Integral. Ele permite que os jovens visualizem metas e trabalhem para alcançá-las, sempre com o suporte da comunidade escolar. Isso transforma a relação deles com a educação e com a sociedade como um todo”, destacou Ana Carolina Melos.
Instituto General Flores da Cunha: uma escola símbolo do futuro
O Instituto de Educação General Flores da Cunha, anfitrião do evento, é um exemplo vivo da transformação pela educação.
A escola, que já desempenha um papel histórico na formação de professores no Rio Grande do Sul, agora se prepara para adotar o modelo integral, reafirmando seu compromisso com a inovação e a excelência no ensino.
Ensino Médio Integral: uma revolução em andamento
Com a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral, o Rio Grande do Sul dá um passo importante para fortalecer a educação pública e preparar os jovens para os desafios do século XXI.
A formação promovida pela Seduc reflete o compromisso do estado em garantir que todas as escolas estejam prontas para essa transformação, proporcionando aos alunos uma experiência educacional rica e significativa.
Uma transformação sem retrocesso
“Estamos formando cidadãos que aprendem a sonhar e a acreditar no seu potencial. O Ensino Médio Integral é uma mudança transformadora, sem retrocesso. É o caminho para uma educação mais inclusiva, inovadora e conectada com o futuro”, concluiu Ivana Miller Bolzan.
Na foto: A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, participou da abertura das atividades – Foto: Cainan Silva/Seduc