Porto Alegre: Aeroporto Internacional Salgado Filho retoma operações
Após 170 dias sem pousos e decolagens, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a operar a partir de segunda-feira, 21 de outubro. O retorno das atividades contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, movimentando aproximadamente 9 mil passageiros no primeiro dia.
Reabertura contará com ações de boas-vindas
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), preparou um lounge receptivo na área externa do terminal, com distribuição de chocolates, toucas de Natal e pedras de ametista para os turistas. Além disso, a Trupe de Natal e a estátua viva do Laçador realizarão intervenções artísticas para recepcionar os primeiros passageiros. Ao todo, serão distribuídas mil unidades de tags e chocolates para os primeiros voos de cada companhia aérea.
Horários de funcionamento e rotas iniciais
A concessionária Fraport, responsável pela administração do aeroporto, informou que o primeiro voo está programado para às 8h10, vindo de São Paulo. Inicialmente, as rotas contempladas serão São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. As operações ocorrerão das 8h às 22h, com voos utilizando uma pista de 1.730 metros. O terminal ficará aberto 24 horas por dia.
Na semana seguinte, em 28 de outubro, a previsão é de 98 voos e 15 mil passageiros. Já em 4 de novembro, espera-se um aumento para 122 voos e 16 mil circulantes.
Mudanças no embarque e desembarque
Com a retomada das atividades, o check-in continuará sendo realizado na área internacional (piso 2), enquanto o embarque doméstico será no piso 3. O desembarque será novamente feito no piso 1, local oficial para essa operação. O governo recomenda que os passageiros sigam as orientações específicas de cada companhia aérea sobre o horário de apresentação e check-in.
Estacionamento e mobilidade
O acesso ao aeroporto também sofrerá algumas mudanças. O acesso ao Uber será no piso 1, na via Central, e os táxis credenciados estarão no mesmo andar, próximos ao meio-fio. Transfers e receptivos terão seu espaço ao lado do Terminal Rodoviário, próximo ao Edifício Garagem 3.
O controle de acesso para carros particulares será retomado com um limite de permanência de 10 minutos. Os estacionamentos disponíveis serão o Edifício Garagem 2 (Redondo), o Garagem 3 (Quadrado) e o Estacionamento 4, descoberto, acessado pela Avenida Severo Dullius.
Para informações sobre preços, a Estapar, empresa responsável pela área, poderá fornecer detalhes.