É hora da força política decolar o Aeroporto de Vacaria
Na tarde desta quarta-feira, dia 15, o Aeroporto Regional Enore Ângelo Lucian Mezzari recebeu três aviões do Aeroclube de Novo Hamburgo. Essas aeronaves estão retornando com quase 300 kg de mantimentos.
Os itens enviados, incluindo alimentos, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza e fraldas serão entregues às vítimas da enchente em Novo Hamburgo. Uma humana e importante ajuda.
No entanto, o potencial da pista de Vacaria é para receber também grandes aeronaves, principalmente para ajudar nessa tragédia gigante no Rio Grande do Sul.
Força política
O trabalho que está sendo realizado neste momento pelo Vice-Prefeito Municipal de Vacaria Marcelo Donde, envolve muitos representantes políticos conectados a região, inclusive com conexões no senado para reforçar junto ao Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil Silvio Costa Filho a condição da pista.
A impossibilidade de operação do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, segue pelo menos até o dia 30 de maio segundo nota oficial da Fraport Brasil que reforça que o registro conforme o NOTAM (Notice to Airman) emitido no último dia 6/5.
A concessionária informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. No momento, a empresa não temos uma estimativa dos danos causados pela enchente: Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária.
A Fraport ressalta que esta viabilizando os voos comerciais (para passageiros e cargas), em menor escala, a partir da Base Aérea de Canoas pois recebeu a autorização para operar cinco voos diários.
Oportunidade
A superlotação já está a caminho dos aeroportos de Caxias do Sul e Passo Fundo. Na região, a alternativa pela posição geográfica seria de usar o aeródromo de Vacaria que está em ótimas condições.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou à rede de notícias CNN que a estatal Infraero “está pronta” para assumir a operação do aeroporto de Caxias do Sul (RS) e “entrar rapidamente” com dezenas de funcionários no terminal.
Mas o que falta para o aeroporto de Vacaria decolar?
Entre as demandas que estão no radar, para ampliar as operações de uso, está o cadastramento do projeto de balizamento, já implantado, no Rotaer, uma escada para descida de passageiros de aeronaves de grande porte, um caminhão de bombeiros permanente (para aeronaves acima de 19 passageiros é obrigatório) e o caminhão de abastecimento para as aeronaves.
Veja as imagens do Aeroporto Regional dos Campos de Cima da Serra, Enore Ângelo Lucian Mezzari