Skip to main content
Diário de Vacaria
  • Últimas
    • Diário do Agronegócio
    • Segurança Pública
    • Negócios e Valores
    • Esporte
    • Trânsito
    • Vagas
    • Publicidade Legal
    • Calendário de Eventos
  • Região
  • Cadernos
  • Whats
    • Anunciar
    • Assessoria

Campos de Cima da Serra

  • Campos de Cima da Serra
  • Bom Jesus
  • Campestre da Serra
  • Esmeralda
  • Ipê
  • Jaquirana
  • Monte Alegre dos Campos
  • Muitos Capões
  • Pinhal da Serra
  • São José dos Ausentes
  • Vacaria
Diário de Vacaria
  • Últimas
    • Diário do Agronegócio
    • Segurança Pública
    • Negócios e Valores
    • Esporte
    • Trânsito
    • Vagas
    • Publicidade Legal
    • Calendário de Eventos
  • Região
  • Cadernos
  • Whats
    • Anunciar
    • Assessoria
  • Últimas
    • Diário do Agronegócio
    • Segurança Pública
    • Negócios e Valores
    • Esporte
    • Trânsito
    • Vagas
    • Publicidade Legal
    • Calendário de Eventos
  • Região
  • Cadernos
  • Whats
    • Anunciar
    • Assessoria

AQUI – Whats do Diário – Sua msg também constrói essa história!

  • Blog Diário de Vacaria
  • Acelera Diário
CSG

Acelera Diário: Da fábrica às pistas – Franco Stedile e a história da inovação automobilística

Escrito em 18/06/2025. Postado em Acelera Diário, Destaque Diário de Vacaria, Podcasts, Vacaria.

Estudio

Franco Stedile nasceu em meio ao motor e à oficina. A tradição familiar — ligada à fábrica de tratores, caminhões e motos — o colocou desde cedo no chão de fábrica, respirando mecânica. Em 1976, aos 20 e poucos anos, já customizava sua primeira Ford F100 com suspensão pneumática.

Acelera Diário chega ao 8º Episódio, Senna, Rubinho e mais. Acompanhe

Confira alguns trechos do podcast:

Inventividade na prática: adaptar era preciso

Naquele tempo, peças específicas eram raras. Franco trazia ideias de literaturas em aeroportos, adaptando tudo artesanalmente. Assim surgiu a F‑100 com rodas 10”, teto solar improvisado com dobradiças de Fusca e suspensão exclusiva — inovação pura. O improviso diário forjou o espírito criativo que marcaria toda a trajetória de Franco no automobilismo.

O salto ao mundo das motocicletas

Franco participou do desenvolvimento da tecnologia ao fabricar motos Agrale em Caxias do Sul. Com motores italianos, as motos de 200 cc equiparavam-se às 350 cc da concorrência. No motocross, dominaram campeonatos, superando multinacionais como Yamaha e Honda num movimento antes inédito no Brasil. A Agrale acelerou a produção de motos e iniciou eventos como o “Hollywood Motocross” e conquistou fãs por todo o país.

Inovação sobre quatro rodas: o primeiro quadriciclo nacional

Inspirado por um modelo japonês visto em revista, Franco liderou também o desenvolvimento de um quadriciclo nacional — início de uma linha que englobaria quadri, triciclos, karts com marcha e jetskis. O sucesso foi tanto que se tornaram referência em karts com marchas, ainda pouco comuns no Brasil.

Fábrica cresce e cidade se desenvolve

A vinda de equipamentos de tecnologia alemã para produção de motores diesel implantou precisão milimétrica na indústria local. A cidade de Caxias do Sul, antes voltada para soldas e chapas nas rumorosas empresas da época, ganhou unidades de alta tecnologia, escolas técnicas e recentemente universitárias corporativas.

Estudio

O ciclo se completou: a fábrica formava mão de obra, que depois inclusive se espalhava para pequenas indústrias regionais gerando um verdadeiro impulso econômico-industrial.

Kart de alta performance e o tricampeão Senna

Em 1993, Franco e sua equipe desenvolveram um kart Fórmula 200 com seis marchas capaz de atingir 190 km/h — velocidade restrita a autódromos. Foi então que um tricampeão mundial de Fórmula 1, o Ayrton Senna, acabou adquirindo esse kart e usando em sua fazenda. Ele afirmou: “o único veículo que me serve de treinamento, exceto a própria F‑1, é o seu kart”. Um reconhecimento histórico, que emocionou Franco.

Pickup de corrida: transformar o utilitário em pista

Desafiado a inserir uma quarta marca no campeonato, adaptou uma caminhonete Marruá diesel usando motor e câmbio de S10 V6. Com preparadores de Brasília, transformou-a em carro de competição de 450 cv e 72 kgf·m. Mesmo com carroceria quadrada, reposicionou o motor, modificou capô e suspensão para ganhar performance nas curvas, conquistando provas — e ficando a um ponto do título em sua primeira temporada de adaptação.

Projetos militares sob medida

Outro capítulo marcante foi o desenvolvimento da versão militar do Marruá. Projeto exigido pelo Exército, passou por 60.000 km de testes na Amazônia junto com duas marcas internacionais. Os concorrentes abandonaram, enquanto o Marruá resistiu, tornando-se veículo homologado para forças armadas basileiras, ONU, com encomendas ativas para Uruguai e Namíbia.

A despedida da carreira competitiva e nova fase com clássicos

Depois de 23 anos em competição, Franco decidiu parar aos 53 anos. Aumentou o tom de preocupação com o crescimento do automobilismo profissional, simuladores e as atitudes arriscadas de alguns patrocinados em busca de visibilidade.

Em uma corrida, seu filho pediu: “pai, não corra mais”. Isso marcou o fim de uma era — e o início de uma nova: restauração de carros antigos, sempre ao lado do pintor e amigo Zé Cruzeta.

Inspiração para novas gerações

No estúdio do “Acelera Diário”, acontece o podcast que reforça o incentivo aos jovens que desejam entrar no automobilismo, seja com antigos, elétricos ou motos.

O espaço reforça que sonhar, inovar, adaptar e persistir — mesmo sem estrutura pronta e com poucos recursos — vale a pena. O podcast retrata o acelerador não só como metáfora, mas como combustível para a realização de sonhos, aprendizados e desenvolvimento regional.

  • Anterior
  • Próximo
Anúncios
Estudio

Orgulho em Valorizar as Grandes Empresas de Vacaria e Região. Envie sua mensagem

Posts Recentes

  • Verão, estrada e patinhas seguras: férias boas também para os pets da família 24/12/2025
  • Podcast Diário na Estrada: 2026 começa com a 26ª Festa dos Motoristas de Vacaria – AMV 22/12/2025
  • Araucária Rock Festival valoriza talentos locais e agita Vacaria no final de semana 19/12/2025
  • Feriadão começa com trânsito intenso e três acidentes graves nas rodovias da região Sul 19/12/2025
  • Desafio Diário destaca fisioterapia e pilates como aliados na prevenção e no cuidado com a saúde 19/12/2025
  • Para celebrar o espírito natalino, um Opala vermelho carregado de sonhos e boas histórias 18/12/2025
  • Sorteio de Natal do Plano ASBAF vai distribuir R$ 5 mil em dinheiro a associados e novos clientes 17/12/2025

– O Diário de Vacaria é Nosso! Participe enviando pelo WhatsApp sua notícia –

JDV Abrangência

O Jornal On-line Diário de Vacaria abrange os 10 municípios que fazem parte dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul.

Estamos localizados no Centro da histórica Vacaria no prédio do antigo Banco Sicredi na Rua Ramiro Barcelos, 800 Sala 205. Venha fazer parte da nossa história!

Nossa História - 21 Anos

Estúdio JDV

Acreditamos que pessoas e empresas possuem histórias e projetos que devem ser contados para serem encontrados e principalmente valorizados.

Nossa estrutura além de equipamentos e estúdio de última geração é formada por pessoas que valorizam isso.

Saiba mais sobre o Estúdio

Anunciar a sua Empresa

Sim, o nosso trabalho é levar a informação com velocidade, qualidade e com credibilidade, tudo isso para promover o desenvolvimento da região.

Empresas inovadoras já descobriram que ecossistemas de negócios são excelentes oportunidades para prosperar.

Seja Sempre Lembrado

Assessoria Digital

Se você faz parte das empresas que valorizam conexões genuínas e diárias com as pessoas, você já sabe o que é ter sucesso comercial.

Essa realidade é para empresas que acreditam em melhoria contínua e buscam todos os dias resultados de curto e longo prazo ao mesmo tempo.

É hora de Viver a Inovação
Voltar ao topo

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.