Forte chuva em curto espaço de tempo causa alagamentos e prejuízos em Vacaria


Na noite de ontem, por volta das 20h, uma intensa chuva atingiu Vacaria, causando diversos transtornos à população. A chuva forte foi de 100mm em apenas 20 minutos, resultando em alagamentos em diferentes pontos da cidade. O Jornal Diário de Vacaria acompanhou a situação e reuniu relatos da comunidade sobre os locais mais afetados.
Nossa cobertura focou principalmente em 4 pontos e você acompanhar nos links abaixo que direcionam para o nosso instagram @diariodevacaria
- 1 – Rua Júlio de Castilhos (Próx. Posto da Júlio)
- 2 – Rua João Teodoro Duarte (Centro, em frente a Delegacia de Polícia)
- 3 – Delegacia de Polícia
- 4 – Rua Luis Rigotti – Desmoronamento (Bairro São José)
Prefeito fala ao Diário de Vacaria no Bairro São José
Andrézinho que esteva acompanhando o trabalho da Defesa Civil no Bairro São José falou o Diário de Vacaria. Acompanhe a entrevista.
Qual que é a atividade que a gente tem que fazer nesse momento quando a cidade é atingida aí, prefeito? Não sei se o senhor está sabendo já, mas são 100 milímetros em menos de 20 minutos, prefeito.

Sim, foi algo assim descomunal, realmente um fenômeno da natureza, mas nós estamos empenhados, toda a prefeitura municipal está empenhada em minimizar todos os problemas que aconteceram na nossa cidade. Inclusive nós estamos aqui vendo esse barranco que desmoronou, então a gente está trabalhando, fazendo uma força-tarefa.
A gente não gostaria que isso acontecesse, mas foi algo sobrenatural, que não está sob o nosso controle, mas nós certamente vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e além daquilo também para tentar deixar as famílias um pouco mais tranquilas diante desse temporal que caiu sobre a nossa cidade.
Prefeito, chama a atenção, por mais que a gente tenha 100 milímetros em 20 minutos, o problema complexo da parte dos bueiro e da questão do lixo não é?
Sim, com certeza. É uma série de fatores que levam a esses problemas. Nós estamos fazendo um mapeamento, aliás, nós já vínhamos fazendo um mapeamento junto com a Defesa Civil, desses pontos críticos da cidade que nós sabemos que tem. Estamos há 40 dias do nosso governo e a gente está fazendo tudo aquilo que a gente pode, que está ao nosso alcance, para chegar nesses pontos e, de certa forma, resolvê-los.
Mas, infelizmente, a gente sabe que a gente não consegue chegar em todos os pontos. Nossa cidade é grande, tem muitos problemas, a questão do lixo é uma delas. Soma-se a isso também muitas obras que foram feitas sem planejamento, que acabam, muitas vezes, quando há essas chuvas torrenciais, adentrando e invadindo as casas, como a gente viu hoje.
Então nós estamos trabalhando realmente, todos empenhados aqui, toda a prefeitura, a Secretaria de Obras, Defesa Civil, juntamente com a Guarda Municipal, Secretaria da Habitação, distribuindo lonas em toda a cidade. E é isso que a gente vai fazer.
Pontos que o Diário de Vacaria recebeu a informações sobre alagamentos (Caso sua rua não esteja marcada nesta publicação, informe que atualizaremos)
Centro
- Rua Júlio de Castilhos
- Rua Pinheiro Machado
- Rua Farroupilha
Cristal
- Rua Otávio Rocha
- Rua Salgado Filho esquina com Viriato Correia
Glória
- Avenida Presidente Kennedy
Jardim América
- Rua Cassiano Ricardo
- Rua 31 de Março
Nossa Senhora de Fátima
- Rua Teodoro Borges dos Santos
Petrópolis
- Rua Acílio Vieira
Planalto
- Rua Alfredo Borges dos Santos
- Rua Otávio Roxo, nº 876
- Rua Esmeralda, nº 452
Vêneto
- Rua Martin Luter King
A Defesa Civil informou que o volume total da chuva foi ainda maior do que o estimado inicialmente. De acordo com o órgão, choveu aproximadamente 120mm em menos de três horas, intensificando o acúmulo de água nas vias públicas e dificultando o escoamento.