100 Mil Dólares sem comprovação de Origem são localizados pela PRF em abordagem


Apreensão aconteceu durante patrulhamento na BR-116
Na tarde da última sexta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem portando 100 mil dólares sem a devida comprovação da origem dos valores. A ação ocorreu durante um patrulhamento ostensivo na BR-116, em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Os agentes da PRF deram ordem de parada a um veículo Honda HRV com placas de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Durante a abordagem, após a identificação do ocupante do veículo, foi realizada uma inspeção no porta-malas, onde os policiais encontraram uma expressiva quantidade de notas de 20, 50 e 100 dólares.
O montante, totalizando 100 mil dólares, estava armazenado em uma sacola dentro de uma das malas do veículo.
Encaminhamento para a Polícia Civil
O condutor, um homem de 55 anos, natural de Caxias do Sul, foi detido e encaminhado, junto com a quantia apreendida, para a Polícia Civil em Vacaria. O procedimento visa a apuração da origem dos valores e a verificação de possível envolvimento em atividades ilícitas.

Legislação e Procedimentos Legais
A PRF destaca que, conforme a Lei 14.286/2021, conhecida como Lei de Câmbio e Capitais Internacionais, é obrigatório preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) da Receita Federal para viagens com valores superiores a 10 mil dólares.
Além disso, o ingresso e a saída de moeda nacional e estrangeira do país devem ser realizados exclusivamente por meio de instituições autorizadas, que têm a responsabilidade de identificar o cliente e o destinatário ou remetente dos recursos.