9 vítimas fatais: Chora Pelotas, Chora o Rio Grande do Sul inteiro
Sete jovens remadores do Clube Remar para o Futuro, o coordenador técnico e o motorista não resistiram na noite deste domingo a um trágico acidente. Eles não tinham sequer recursos para pagar a viagem, de última hora, uma emenda de um vereador tornou o sonho possível.
O acidente ocorreu na noite de domingo, 20, na BR-376, próximo a Guaratuba, quando a delegação foi atingida por uma carreta enquanto retornava de São Paulo, onde participou do Campeonato Brasileiro Unificado. A tragédia não apenas afeta a comunidade local, mas também enlutece todo o Rio Grande do Sul, que se une em solidariedade às famílias das vítimas.
Luto Oficial de 7 dias
Na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou o decreto de luto oficial de sete dias no município em razão do trágico acidente que vitimou nove integrantes da equipe de remo do projeto Remar Para o Futuro.
Lista das Vítimas e Apoio às Famílias
Entre os falecidos estão adolescentes e membros da equipe, cujos nomes foram divulgados pela prefeitura. A lista das vítimas inclui:
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17 anos
- Helen Belony, 20 anos
- Nicole da Cruz, 15 anos
- Angel Souto Vidal, 16 anos
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
O único sobrevivente do acidente é João Milgarejo, de 17 anos. A Prefeitura já anunciou que oferecerá apoio às famílias das vítimas, incluindo o translado dos corpos.
Projeto Remar Para o Futuro
O projeto Remar Para o Futuro, uma iniciativa conjunta da Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o clube Centro Português 1º de Dezembro, tem promovido a prática do remo entre adolescentes desde 2015. Ao longo dos anos, o projeto formou atletas que chegaram a compor as categorias de base da seleção nacional da modalidade.
A proposta do projeto inclui palestras, apresentações de materiais esportivos e processos seletivos semestrais, atendendo adolescentes de 13 a 15 anos da rede municipal de ensino. Além disso, a equipe multidisciplinar do projeto é composta por profissionais de nutrição, fisioterapia, odontologia e educação física, garantindo uma abordagem abrangente ao desenvolvimento dos jovens atletas.