Skip to main content

Desfile Cívico envolve a comunidade, mas a política ficou de fora

7 de Setembro

Na tarde ensolarada deste 7 de setembro, a cidade vivenciou mais uma edição do tradicional Desfile Cívico em celebração à Independência do Brasil. Com a presença de um grande público, a Ramiro Barcelos foi tomada pela população que ressaltou o espírito patriótico e o compromisso das instituições com a cidadania.

O desfile seguiu um roteiro organizado, talvez espaçado demais, porém destacando a participação de escolas, corporações e bandas marciais. Um fato chamou a atenção: os candidatos a prefeito, vice e vereadores optaram por não marcar presença no palanque oficial, uma ausência notada.

A abertura do desfile foi marcada pela entrada da Guarda Municipal, seguida da Defesa Civil e do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), representando as forças de segurança que garantem a ordem e a proteção da comunidade.

A PATRAM, especializada na preservação ambiental, veio em seguida, reforçando a importância do cuidado com o meio ambiente. A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil/IGP que também destacou os alunos do programa Policial Civil Mirim e a SUSEPE também desfilaram com seus efetivos, ressaltando a importância das instituições de segurança para o bem-estar da população.

Um dos momentos emocionantes foi a passagem do 5º Comando de Bombeiros, acompanhados dos Bombeiros Mirins, que arrancaram aplausos do público ao mostrar as gerações se preparando para a nobre missão de salvar vidas.

O Grupo de Escoteiros Porteira do Rio Grande e o Projeto Moldando Campeões, da Secretaria de Esporte e Lazer, reforçaram a importância da educação e do esporte na formação cidadã.

As bandas marciais deram o ritmo e a vibração ao desfile. A Banda Marcial Municipal/AMMA foi uma das primeiras a abrilhantar o evento, seguida pelas participações das escolas municipais, que desfilaram com orgulho e criatividade, demonstrando o empenho de professores e alunos.

Entre elas, as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) como a Synval Guazzelli, Cecy Sá Brito, Mathias Claro de Lima, Irma Maria Érica Caimi, e tantas outras que trouxeram apresentações lúdicas e coloridas, encantando o público.

As bandas das escolas também foram um espetáculo à parte, com destaque para as apresentações de Irmão Getúlio, Pedro, Inácio, e a Marching Band Legends. O desfile foi encerrado com a Banda Marcial Bom Jesus e São José dos Ausentes/Sopros.

Embora o desfile tenha sido um sucesso, com a ressalva do tempo entre os participantes, em época de campanha, a ausência dos candidatos a prefeito, vice e vereadores no palanque oficial não passou despercebida. A expectativa de ver os representantes políticos acompanhando o evento de um lugar de destaque foi frustrada.

Conforme as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o período de campanhas eleitorais, é permitido que candidatos participem de eventos cívicos como o desfile de 7 de setembro, desde que sigam algumas regras:

A legislação eleitoral proíbe a prática de propaganda eleitoral nesses eventos, ou seja, os candidatos podem comparecer, mas sem realizar atos de campanha, como distribuição de materiais ou discursos políticos.

A ausência dos candidatos, portanto, pode ter sido uma escolha estratégica para evitar possíveis infrações eleitorais, afinal de contas a complexidade principalmente diante da quantidade de regras que os candidatos e partidos devem seguir é enorme.

7deSetembro, Desfile

Seja bem vindo(a) ao Diário de Vacaria - Acompanhe nossas publicações diariamente.