2 dias sem descanso e a sorte de ser abordado pela PRF
Motorista teve sorte ao ser interceptado pela PRF em Vacaria após dirigir por mais de dois dias sem descanso
Na noite desta segunda-feira (26), um caminhoneiro de 28 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vacaria, em um momento que, apesar das circunstâncias, pode ter sido crucial para evitar uma tragédia. O motorista, que dirigia há mais de dois dias sem parar, foi encontrado com 15 comprimidos de anfetamina, conhecidos como “rebite”.
A abordagem aconteceu na BR-116, durante uma fiscalização da lei do descanso. O caminhão, com placas de Serafina Corrêa, transportava uma carga de tomates da Bahia para o Rio Grande do Sul. Ao analisarem os discos do cronotacógrafo, os policiais constataram que o motorista estava dirigindo quase ininterruptamente, sem os intervalos de descanso necessários.
A sorte do motorista foi ter sido interceptado pela PRF antes que algo pior pudesse acontecer. O uso prolongado de anfetaminas, substância encontrada em sua cabine, pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo a perda da consciência enquanto se está ao volante. Caso isso tivesse ocorrido, as consequências poderiam ter sido catastróficas, tanto para ele quanto para outros usuários da rodovia.
O caminhoneiro, natural de Caxias do Sul, foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Vacaria. A situação serve como um alerta para os perigos de ignorar as regras de descanso e o uso de substâncias para prolongar o tempo de direção.