Porque visitar Vacaria
A Porteira do Rio Grande, Vacaria, é a maior cidade dos Campos de Cima da Serra. Conhecida mundialmente pelo zelo às tradições gaúchas e sede do Rodeio Crioulo Internacional, maior eventro tradicionalista da América Latina. Destaca-se também no ecoturismo, pecuária e a produção de maçãs, flores e grãos. Venha e conheça os encantos da Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.
Conheça mais sobre Vacaria
O nome de Vacaria está diretamente ligado à expressão espanhola “vaquería de los pinares” (vacaria dos pinhais), denominação que os jesuítas espanhóis atribuíram aos Campos de Cima da Serra, onde iniciaram a criação de gado que abasteceria as reduções jesuíticas.
Foram os missionários jesuítas que iniciaram a colonização da região, espalhando o gado trazido das Missões, pelas extensões desertas conhecidas como Vaquería de los pinares. Durante mais de um século, disputas com índios caingangues, marcaram a história da região antes que fosse consolidado o Caminho dos Tropeiros, ligando a região do Prata com o Brasil. No século XIX, os campos de Vacaria voltariam a ser palco de grandes batalhas, desta vez entre soldados imperiais e farroupilhas.
Localização de Vacaria
Vacaria localiza-se no Nordeste do Rio Grande do Sul, na região conhecida como Campos de Cima da Serra, à latitude de 28º 30′ 44″ sul e à longitude de 50º 56′ 02″ oeste, estando a uma altitude de 971 metros. A área total do município é de 2105,6 km² e sua população em 2004 era estimada em 60.756 habitantes.
Clima
O clima do município é subtropical (ou temperado), de verões amenos e invernos relativamente frios devido à altitude, com mínimas abaixo de zero nas madrugadas mais gélidas. Ainda durante o inverno, são comuns as geadas e a queda de neve é ocasional. Numa rara nevasca ocorrida na cidade, foi registrado o recorde de acumulação de neve no Brasil, com dois metros de espessura, em 7 de agosto de 1879.