Prazo para Declaração de Rebanho encerra dia 31 de Julho
O prazo para os produtores realizarem a Declaração Anual do Rebanho termina em 31 de julho, prazo este já prorrogado em função das enchentes no Rio Grande do Sul. Até na última sexta-feira (05/07), 53,8% dos produtores já declararam o documento.
Todos os produtores de animais devem fazer a declaração, não apenas de bovídeos, caprinos, equídeos, ovinos e suídeos, mas também os de abelhas, coelhos e peixes, entre outros.
Abelhas
No caso das abelhas, os produtores de abelhas com ou sem ferrrão, que tem um tipo de criação para mel ou para rainha, que exploram de forma comercial ou para subsistência, que tem colmeias fixas ou migratórias, devem fazer a Declaração anual.
Peixes
Já os piscicultores precisam informar o tipo de criação (recreação, recria, reprodução ou subsistência), se é exploração comercial ou de subsistência, e o tipo de peixe. Se forem outros animais aquáticos, também deve ser informado qual é e o tipo de finalidade.
De acordo com Eduardo Zart, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) “todos os produtores possuidores de animais de peculiar interesse do estado, ou seja, animais de produção e os que podem estar envolvidos em transmissão de enfermidades a estes e a humanos devem fazer a declaração anual”. A Declaração de Rebanho é uma obrigação sanitária.
Sobre a Declaração de Rebanho
A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul: com ela, sabemos mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso estado.
Com informações mais robustas, podemos abrir novos mercados internacionais e também sustentar com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária gaúcha.
Prazo para declaração
A entrega da Declaração Anual de Rebanho 2024 é de 15 de abril a 31 de julho.
Formas de entrega
Pela Internet: O produtor pode fazer a Declaração Anual de Rebanho e os ajustes de saldo dos animais diretamente no SDA – Produtor Online.
Presencial: Também pode ser entregue presencialmente os formulários em PDF (constantes na aba abaixo) já preenchidos ou informar verbalmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online.
*Com informações do Governo do Estado