Vice-governador fala da participação do Estado no futuro das ferrovias gaúchas
A presença do vice-governador Gabriel Souza em uma reunião sobre o futuro ferroviário de Vacaria, RS, ressaltou o envolvimento do Governo do Estado.
Realizado na Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) do município, o encontro contou com a participação do diretor de Outorgas de Ferrovias do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto.
Gabriel Souza enfatizou a relevância do setor logístico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, destacando iniciativas estaduais para apoiar seu crescimento.
O Vice-governador expressou o compromisso do governo em modernizar a malha ferroviária gaúcha, fundamental para o escoamento da produção.
Atualmente, a Rumo Logística possui a concessão de 3,15 mil km de ferrovias no estado, com cerca de 1,6 mil km inativos.
O vice-governador reforçou a necessidade de investimentos na Malha Sul, especialmente no RS, que enfrenta anos sem recursos.
O projeto do terminal rodoferroviário privado, discutido na reunião, visa integrar Vacaria ao corredor ferroviário Sul, conectando RS, Paraná e São Paulo.
Com a parceria entre a iniciativa privada e o governo federal na construção de um ramal de parada de composição, a proposta busca fortalecer o transporte na região.
Além das autoridades estaduais e federais, a reunião contou com a presença de prefeitos, lideranças regionais e representantes de entidades de classe, mostrando o amplo interesse no desenvolvimento ferroviário de Vacaria.
Antes do encontro, Gabriel Souza participou do 35° Rodeio Internacional de Vacaria, evento que atraiu grande público ao Parque Nicanor Kramer da Luz.
O que é um terminal ferroviário privado?
Um terminal rodoferroviário privado é uma instalação logística desenvolvida e operada por entidades privadas para transferência de cargas entre os modos de transporte rodoviário e ferroviário.
Localizados estrategicamente, esses terminais facilitam a movimentação eficiente de mercadorias, reduzindo custos de transporte, congestionamento rodoviário e impacto ambiental.
Operados por empresas privadas, muitas vezes em parceria com entidades governamentais, esses terminais promovem competitividade e eficiência nos setores de transporte e logística.