1º dia de Expointer marcado por recorde na Agricultura Familiar
No primeiro dia da 47ª Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar alcançou um marco histórico, com um volume expressivo de vendas totalizando R$ 1.020.554,50.
Este é o maior valor registrado pelo espaço desde sua estreia na feira em 1999, destacando seu papel fundamental como vitrine para os produtos da agricultura familiar e do artesanato do Rio Grande do Sul.
Comparado ao mesmo período em 2023, o Pavilhão teve um aumento de 11,48% nas vendas, quando o total foi de R$ 915.479,60, evidenciando o crescimento constante e a popularidade crescente do espaço.
25 Anos da Agricultura Familiar na Expointer
Neste 2024, o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) também celebra seus 25 anos de existência. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) instalou um painel de 8m² no pavilhão, ao lado da cozinha show, com uma linha do tempo que ilustra a evolução do PAF ao longo dos anos, através de textos e fotografias.
A criação do painel foi resultado de uma pesquisa histórica detalhada, realizada com a colaboração de SDR, Fetag-RS, Emater-RS/Ascar e Fetraf, garantindo uma representação rica e precisa dessas duas décadas e meia de conquistas.
“O Pavilhão é um dos espaços mais visitados na Expointer, mostrando a preferência do consumidor pelos produtos artesanais da agricultura familiar e, por isso, é um dos que mais cresce, assim como seu volume de vendas.
Isso faz com que tenhamos a esperança de grandes resultados de comercialização para o ano de 2024″, afirma o extensionista e engenheiro agrônomo do setor de Agroindústrias da Emater/RS-Ascar, Márcio Dalbem, integrante da Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar.
O Pavilhão da Agricultura Familiar congrega agroindústrias familiares dos mais diversos ramos, representando a diversidade da produção de alimentos no Rio Grande do Sul. Apesar de ser considerado um diferencial, os empreendimentos orgânicos estarão distribuídos entre as demais agroindústrias.
Há também no Pavilhão estandes de artesanato rural, plantas e flores, além dos setores de educação rural, cooperativismo e associativismo, turismo rural e cozinha show, que dá visibilidade à qualidade dos produtos através do preparo de receitas.
Todas as agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), têm o apoio e a orientação dos técnicos da Emater/RS-Ascar, que operacionaliza o Peaf nos 497 municípios do Estado.
O PAF é organizado por uma comissão que integra representantes da SDR, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS, Via Campesina e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou que esse resultado reflete o sucesso do trabalho conjunto de agricultores familiares. “Alcançar esse grande resultado já no primeiro dia de feira indica o acerto do governo do Rio Grande do Sul em manter a realização da Expointer. Estamos a passos largos, no caminho da recuperação e da reconstrução do nosso Estado”, comemorou Covatti.
A expectativa do secretário é de que, ao longo dos próximos dias, o volume de vendas continue a crescer, consolidando a importância da agricultura familiar para a economia do Estado.
*Com informações e fotos Expointer.